Amamentação e Desenvolvimento Sustentável

Por que a amamentação é um componente crítico da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?

Esta agenda é um plano de ação para os próximos 15 anos, em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a amamentação é claramente relevante para pelo menos cinco.

Objetivo 1
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Crianças saudáveis aprendem melhor, e tornam-se pessoas mais fortes, mais produtivas e mais capazes de criar oportunidades, o que pode interromper o ciclo da pobreza e da fome de uma forma sustentável. O efeito da amamentação na inteligência e no capital humano pode ajudar a reduzir a pobreza.

Objetivo 2
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

O aleitamento materno é o modo mais apropriado e seguro de alimentação na primeira infância. O leite humano é o melhor alimento para o recém-nascido e lactente, pois garante nutrição balanceada, já que sua composição apresenta a proporção exata de nutrientes para o bom desenvolvimento do cérebro humano.
A manutenção da saúde ou o aparecimento de algumas doenças ao longo da vida, está na dependência de eventos adversos em fases iniciais de desenvolvimento ou da nutrição em momentos de particular vulnerabilidade. Há possibilidade da prevenção de doenças do adulto, já na infância, a partir de uma alimentação saudável.

Objetivo 3
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

A ação dos componentes antiinfecciosos, antiinflamatórios e imunomoduladores do leite materno é responsável pela diminuição da incidência de doenças infecciosas, alérgicas e inflamatórias, bem como possível proteção contra câncer, doença celíaca e diabetes tipo I nas crianças, com conseqüente redução no número de internações hospitalares.
O aleitamento materno também protege a saúde materna. Melhora o espaçamento entre gestações e reduz o risco de hemorragia pós-parto. Mulheres que amamentam têm uma diminuição do risco de câncer de mama.
Mortes de 823.000 crianças/ano e 20.000 mães/ano seriam evitadas através da amamentação universal.

Objetivo 4
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A associação entre o uso de leite materno e desenvolvimento cognitivo foi demonstrada em muitos estudos. Quem foi aleitado pela mãe apresenta escores significativamente mais altos em testes de inteligência, bem como melhor performance escolar.

Objetivo 8
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

A amamentação não só melhora a inteligência até a idade adulta, mas também tem um efeito tanto a nível individual como social, por aumentar o nível de escolaridade e de renda salarial. Outros benefícios econômicos são a diminuição de custos no sistema de saúde, redução nos gastos com medicamentos, menor número de faltas dos pais ao trabalho, e economia na aquisição de substitutos do leite materno.

Objetivo 10
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Ajudando a diminuir a lacuna entre ricos e pobres, amamentação pode contribuir para a redução das desigualdades. Além disso, o aleitamento materno contribui para a sustentabilidade ambiental. É um alimento natural e renovável, que não envolve a embalagem, transporte ou combustível para o preparo, portanto, contribui para o meio ambiente.

Apesar da importância do aleitamento materno, no mundo todo apenas 43% dos recém-nascidos são colocados ao peito na primeira hora de vida. E globalmente, menos de 40% das crianças com menos de seis meses de idade são exclusivamente amamentadas, isto é, recebem apenas leite materno sem outros alimentos ou líquidos adicionais, incluindo água.
Quando uma mãe opta por amamentar, ela está dando ao seu bebê um começo saudável.

Ela também está exercendo o seu direito humano natural de amamentar. Embora a maioria de nós não pense na amamentação como um direito, é certamente importante assegurar aos lactentes o direito de desfrutar do mais elevado nível possível de saúde. A amamentação é uma parte dos direitos humanos fundamentais: o direito à alimentação e à saúde. A amamentação é uma escolha saudável, tanto para a mãe como para o bebê, e não é apenas uma opção de vida.